Sabe o que é Vasa Prévia ?
- Mentis femina

- 31 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Na vasa prévia, as membranas da bolsa amnióticas contêm os vasos sanguíneos conectando o feto à placenta e podem atravessar a entrada do canal vaginal (a abertura do colo do útero) ou estarem próximos a ela. Quando as membranas se rompem (perto do início do trabalho de parto), esses vasos sanguíneos podem romper-se.

A vasa prévia pode causar sangramento intenso no feto e na mãe quando as membranas em torno do feto se rompem, geralmente logo antes do início do trabalho de parto.
Complicações da gravidez, como vasa prévia, são problemas que ocorrem apenas durante a gestação. Elas podem afetar a mulher, o feto ou ambos. No entanto, a maioria das complicações da gravidez pode ser tratada.
A vasa prévia está presente em aproximadamente um em cada 2.500 a 5.000 partos.
É mais provável que ocorra quando há certas outras anomalias na placenta.
Normalmente, os vasos sanguíneos entre o feto e a placenta estão contidos no cordão umbilical. Na vasa prévia, alguns destes vasos sanguíneos estão localizados nas membranas que rodeiam o feto, na área entre o feto e a abertura do colo do útero. Quando as membranas se rompem, geralmente um pouco antes do início do trabalho de parto, esses vasos sanguíneos podem romper-se. Assim, o feto pode perder uma quantidade significativa de sangue. Caso o sangramento seja grave, é possível que o feto venha a morrer, e a mãe pode ter complicações decorrentes de perda de sangue volumosa.
Diagnóstico
Ultrassonografia
O médico talvez suspeite da presença de vasa prévia quando a ultrassonografia, feita rotineiramente no início da gravidez detectar determinadas anomalias na placenta ou quando a frequência cardíaca do feto estiver alterada. Uma ultrassonografia, geralmente realizada com um dispositivo inserido na vagina (um procedimento denominado ultrassonografia transvaginal), consegue mostrar os vasos sanguíneos que estão atravessando a abertura do colo do útero ou estão próximos a ela e, com isso, confirmar o diagnóstico.
Tratamento
Monitoramento do feto
Parto por cesariana
Se a vasa prévia for diagnosticada antes do parto, os médicos geralmente realizam uma cardiotocografia duas vezes por semana para avaliar o bem-estar do feto.
O monitoramento costuma ser iniciado entre a 28ª e a 30ª semana de gestação.
É possível que o médico sugira o internamento hospitalar no caso de uma mulher com aproximadamente 30 a 32 semanas de gestação ou menos, para que o feto possa ser monitorado.
Geralmente, a mulher recebe um corticosteroide para ajudar com o amadurecimento dos pulmões do feto.
Se a vasa prévia não estiver causando nenhuma complicação, o médico costuma planejar o parto do bebê para entre a 34ª e a 37ª semana de gestação.
Contudo, o parto pode ser feito antes disso se a mulher ou o feto estiverem em perigo.
O parto é sempre feito por cesariana.
Um parto por cesariana de emergência costuma ser necessário se
O sangramento vaginal continua.
As membranas foram rompidas.
O feto ou a mãe estão em perigo.
PLACENTA NORMAL

Dúvidas ? Estamos aqui para te ajudar, pode enviar nos comentários.







Comentários