PELE VERSUS ESTRESSE CRÔNICO
- Mentis femina
- 24 de abr. de 2024
- 1 min de leitura

A pele sob estresse crônico não é algo bom. Os hormônios do estresse, como o cortisol, podem desencadear erupções cutâneas, opacidade ou acelerar o envelhecimento entre outras doenças de pele.
“Níveis de cortisol consistentemente elevados têm demonstrado inibir a produção de colágeno, ácido hialurônico e lipídios saudáveis como ceramida em sua pele”, diz a médica Whitney Bowe.
“O colágeno é como o andaime da pele que previne linhas finas e rugas”, explicou Bowe.
“O ácido hialurônico mantém a elasticidade da pele, e as ceramidas são gorduras saudáveis que criam uma barreira para prevenir a permeabilidade da pele, retendo, assim, a umidade”
Quando a barreira cutânea funciona adequadamente, ela retém a umidade e mantém a pele hidratada.
Os hormônios do estresse enfraquecem essa defesa, diminuindo a produção de óleos que ajudam a manter a hidratação da pele. Quando isso acontece, sua pele pode começar a perder água. E assim a pele pode ficar seca e comprometida.
Temos que nos cuidar e após os 40 anos mais ainda de nossa pele que já irá precisar de uma dose maior de hidratação diária.
Experimente técnicas de combate ao estresse
Socialize. Saia com algum amigo para um café, faça uma aula de dança, por exemplo.
Exercite-se. O exercício aumenta a circulação sanguínea para o cérebro e ajuda na liberação de endorfinas, os hormônios de bem-estar do corpo.
Fique calmo. Experimente ioga, meditação e respiração profunda para acalmar seus níveis de estresse pois isso ajuda a diminuir os níveis de cortisol.
Durma bem. O sono regenera a pele. Relaxe e descanse mente e corpo.
Comments